!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Sugira um nome
quinta-feira, abril 13, 2006
Quadrinhos
Descobri a pouco tempo o incrível (crível?) mundo dos quadrinhos. São fenomenais. Sim, já havia lido quadrinhos do homem-aranha, e da turma da mônica. Teve uma época, inclusive, que fiquei com cerca de cem quadrinhos do homem-aranha aqui em casa, de um amigo. E outra vez eu lia os quadrinhos dos X-men e do Wolverine de um amigo meu cujo eu "dei uma leve quebradinha" na vespa. Abre parênteses.

Vespa é uma moto. Uma lambreta, oras. A dele não era uma vespa, era outra, mas eu chamei de vespa, sei-lá-o-diabo porque. A história foi assim, ele olhou bem pra mim depois de darmos uma voltinha e eu perguntei se podia tentar. Ele disse algo como "Não mexe, tu é inconseqüente". Ele foi para dentro da garagem e eu subi na não-vespa-mas-quase e liguei. E tinha uma parede uns metros à frente. Vocês entenderam. Fecha parênteses.

Do que eu falava mesmo? A questão dos quadrinhos, ah sim. Então, esses que eu "descobri" não são de super heróis ou turma da mônica. São quadrinhos chamados adultos. E não, não são eróticos, pornográficos ou qualquer coisa perto disso, seus pervertidos. Eles são muito cativantes, interessantes. Não são histórias de um herói contra um ou vários vilões. São personagens mais palpáveis. Ainda que o protagonista de um dos quadrinhos seja um dos perpétuos, que não são deuses nem nada, apenas são, e que seja Sonho, ainda assim, são palpáveis, interessantes. Te deixam absortos na história. Eu os leio sem parar, é uma maravilha. Leiam também se puderm: Preacher, Sandman, Hellblazer... É bom, sério.

PS: Acabo de me lembrar como já traduziram o nome do animal wolverine. Imaginem o sucesso que o baixinho mais mal-encarado dos quadrinhos iria fazer no Brasil, e quanto os vilões o temeriam, com o nome de:

CARCAJÚ!

Tremeu nas base, hein?

PS²: Isso me lembra uma frase sobre traduções. Uma frase um tanto machista é verdade (e certamente serei linchado por causa dela), mas não posso deixar de colocá-la aqui.
"Traduções são como mulheres. Se são fiéis, não são bonitas; se são bonitas, não são fiéis."

E o que têm vocês com tudo isso? Nada oras!
 
posted by Chando, Lucas at 8:36 PM | Permalink |